Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi inspirada na resiliência da natureza. Servindo como um volume de energia líquida positiva, esta moradia não apenas diminui seu impacto ambiental, mas contribui ativamente para a regeneração, produzindo energia excedente.
Trata-se da transformação de uma propriedade existente, mostrando como edificações mais antigas podem ser renovadas para máxima eficiência sem precisar começar do zero. Renovar propriedades existentes é um gesto que está alinhado com os princípios de sustentabilidade ambiental, contrastando com o processo intenso de demolição e reconstrução.
Nossa estratégia de renovação envolveu adicionar duas camadas à estrutura existente. Para aumentar a eficiência energética, o volume foi envolvido por uma pele bem isolada. No lado sul, essa nova camada criou um átrio intersticial fora do volume original, mas dentro do envoltório isolado. Fechado com uma fachada de vidro triplo, o átrio incorpora janelas e portas operáveis para ventilação passiva durante o clima ameno.
Dentro do volume original, foi integrada uma abertura de ar com o núcleo do elevador existente, utilizando o efeito chaminé para puxar o ar através da casa, servindo também como um poço de luz para maximizar a iluminação natural e reduzir a dependência da iluminação artificial. Durante o clima moderado, o átrio pode ser fechado e ventilado mecanicamente para resfriar a casa de forma eficiente, reservando a necessidade de ar-condicionado para condições climáticas mais extremas. Além disso, o átrio apresenta uma parede de escalada personalizada para o proprietário, um entusiasta escalador, abrangendo e fornecendo acesso a todos os quatro níveis da casa.
Além da pele da nova edificação, cria-se uma camada externa composta por painéis solares. Esses telhados aproveitam a energia do sol para alimentar a casa. Apoiados por estruturas de treliça pré-fabricadas leves, esses telhados oferecem sombra significativa para a casa e terraços ao ar livre, mantendo fluxo de ar e linhas de visão desobstruídas. As camadas sobrepostas de telhados curvilíneos com painéis solares criam uma forma arquitetônica coesa.
O conceito de envolver uma casa existente com duas camadas adicionais para reduzir o consumo de energia e gerar eletricidade serve como uma estratégia inovadora e um modelo para renovação sustentável.